Treinar de Ressaca: Saiba como seu corpo reage ao fazer atividade física

A ressaca é uma ocorrência natural quando as pessoas exageram no consumo da bebida alcoólica. Como consequência, este excesso de álcool pode causar alguns efeitos nocivos ao organismo. Inclusive, até alguns atletas acabam exagerando de vez em quando na bebida e sofrem com os sintomas.

Os efeitos deste abuso são sintomas como a dor de cabeça, enjoos e a desidratação. Para quem passou da conta, será que vale a pena investir no exercício físico para curar a ressaca? Para compreender como o corpo reage a esta situação, acompanhe este artigo!

Reação do álcool no corpo

Após exagerar na bebida o maior prejuízo no corpo vem com a desidratação, a ressaca e as disfunções alimentares. Nestes períodos é comum beber e comer de tudo, portanto é preciso ter cuidado.

Ao consumir o álcool a pessoa acaba indo ao banheiro diversas vezes, portanto é necessário ingerir líquidos, como água, sucos naturais e água de coco.

Neste caso o álcool age como um carboidrato que apresenta diversos efeitos, conforme a quantidade em que é consumido. Com a prática de exercício é possível que comprometa o desempenho físico e cause mais desidratação.

Todos estes efeitos podem variar conforme a quantidade consumida, o tipo da bebida e até o organismo do indivíduo. Nos casos mais graves, devido à falta de líquidos e alimentos é possível sofrer um desmaio, além da perda de minerais, carboidratos e glicose.

Para o corpo não falhar e não prejudicar o seu desempenho, vale a pena se cuidar antes de se jogar na festa. Como alternativa, veja nossas dicas que vão ajudar em qualquer evento e que não vão interferir na sua rotina de treinos:

Antes de beber

  • Procure hidratar-se com antecedência e opte pela água e sucos naturais. O ideal é consumir de 2 a 3 litros. Procure também evitar os refrigerantes, pois apresentam baixo poder de hidratação;
  • Na alimentação, escolha alimentos com carboidratos, como pão, macarrão, batata e frutas, além de consumir as verduras e os legumes;
  • Os alimentos ricos em gorduras e frituras devem ficar fora do seu prato. Escolha as carnes magras como filé de frango, de peixe ou peito de peru;
  • A prática de atividade física é ideal para melhorar a resistência física e aguentar o final da festa.

Durante os “drinks”

  • Hidrate-se sempre, pois a transpiração é intensa, assim ocorre à perda de eletrólitos, como sódio, potássio, magnésio e cloro;
  • Ao consumir as bebidas alcoólicas tenha moderação e não faça com estômago vazio. Procure intercalar o álcool com a água;
  • Durante a festa, opte por alimentos leves e se possível leve sempre barrinhas de cereais e beba suco de frutas;
  • Procure não consumir frituras na festa, pois apresentam alto teor de gordura e pode causar a sensação de estômago pesado e moleza.

Curar a ressaca: alimentação e hidratação

Durante a ressaca o aconselhável é repor os líquidos, além da alimentação equilibrada. Deve ser feita a ingestão saudável de glicose e carboidratos através de pratos leves e saudáveis.

Já aqueles que exageram, os sintomas podem ser amenizados com algumas recomendações, como:

  • Repouso é fundamental. Procure descansar e relaxar para repor as energias perdidas nos dias de festa;
  • Faça a ingestão de água e suco durante todo o dia para facilitar a recuperação e acelerar o processo;
  • Opte pelos alimentos leves, que sejam ricos em carboidratos e coma muitas frutas e verduras;
  • Consuma sopas e caldos, evite os alimentos que são gordurosos.

Lembrando que após a curtição o corpo precisa se recuperar, assim, não existe um tempo definido, portanto, este processo pode demorar entre 12 a 36 horas. Na ressaca vale repor os líquidos e não se esquecer do consumo de água, ou bebidas isotônicas, além de alimentos saudáveis que possam repor a glicose.

Atividade física contra a ressaca

Com as orientações acima, vimos como o efeito do álcool pode desencadear diversos sintomas e comprometer o organismo. No entanto, ainda fica a dúvida se a prática dos exercícios pode ajudar a desintoxicar os efeitos da bebida.

Consequências do treino

Geralmente é muito comum ouvir que é correto fazer exercícios para suar, já que pode ajudar a eliminar as substâncias do organismo. Entretanto, a indicação de fazer exercícios no dia seguinte à bebedeira deve ter no mínimo um bom senso.

Neste caso é necessário avaliar se estes exageros podem comprometer a sua capacidade física, devido à função dos efeitos do consumo de álcool e a falta de sono.

Ameniza o mal estar? O exercício está liberado?

Como sabemos o álcool apresenta diversos efeitos no organismo. Entre eles vale ressaltar a ação do sistema nervoso que pode contribuir e prejudicar os limites do corpo. Inclusive a desidratação, acaba inibindo o efeito dos hormônios que são responsáveis em regular o equilíbrio.

Sendo assim, o fato de suar mais não tem lógica, já que o ideal é repor a perda de líquidos. Ainda, o álcool também prejudica a reposição das reservas de glicogênio dos músculos.

Em outras palavras, a atividade pode comprometer os estoques de energia. Seguindo estes fatores, vale frisar que a ressaca não exige que sua desintoxicação seja feita com exercícios. Pelo contrário é necessário repouso, reidratação, além da alimentação adequada.

Atividade física: o vilão da ressaca

Vale lembrar que a atividade física não é indicada já que pode garantir uma grande eliminação de líquidos. No entanto, conforme o seu grau de disposição, o ideal é pegar leve na intensidade, independente do exercício escolhido.

O ideal é esperar que você esteja bem e seguir com uma caminhada leve, fazer um alongamento ou outra atividade com baixo gasto calórico. Depois de ter se recuperado ai sim você está liberado para seguir com tudo na academia.