Treinamento Funcional: 4 motivos para começar hoje
O treinamento funcional vem se tornando uma grande tendência entre os programas de condicionamento físico. Isso, porque ele tem um propósito muito claro!
“Aumentar a capacidade do corpo executando as atividades que ele foi feito para fazer!”
Tais atividades são os movimentos que precisamos no dia a dia, como:
Tais movimentos parecem inofensivos, mas quando eles são executados por uma população sedentária o resultado, em algum momento, será de dores e lesões.
Um estudo, feito pelo IBGE, mostrou que 60% da população brasileira pode ser considerada sedentária, o que pode trazer até outras implicações mais graves. O condicionamento físico já deixou de ser luxo há muito tempo. Hoje, ele é fundamental para podermos suportar a pressão do dia a dia e conseguir manter o nosso maior bem, a saúde!
Nesse artigo vamos te mostrar quais são os 4 principais benefícios do treinamento funcional e por que ele se destaca dos treinos tradicionais, mas antes precisamos te explicar o que realmente ele é. Veja!
O treinamento funcional é um modelo de treino focado em aperfeiçoar a capacidade motora comum.Isso significa que, seu principal objetivo é proporcionar maior resistência e eficiência para que o corpo possa suportar a rotina do dia a dia.
Não só o termo, mas muitos dos exercícios praticados no treinamento funcional foram criados inicialmente por fisioterapeutas em atividades de reabilitação de pacientes.Os exercícios foram desenvolvidos para imitar os movimentos corporais de uma pessoa fisicamente ativa, ajudando no fortalecimento e acelerando a recuperação de pacientes lesionados ou que estavam em recuperação pós-cirúrgica.
O modelo fez tanto sucesso que foi aprimorado e passou a ser aplicado em academias para dar mais dinamismo e ajudar ao público que não buscava apenas musculação ou exercícios isolados. Com isso ele ganhou forma e passou a explorar através de suas atividades, diversas habilidades corporais.
Muitos dos seus exercícios não necessitam de equipamentos e aparelhos, geralmente eles se utilizam do próprio peso do corpo.
1. Corrige a postura e reduz as dores na coluna
Se você tem problema de postura, anda curvado ou sente dores com facilidade, então isso pode mudar sua vida literalmente. Pesquisas apontam que a dor nas costas atinge cerca de 13% da população brasileira e é a segunda maior causa de queixa de saúde, perdendo apenas para a pressão alta.
O baixo condicionamento físico é um dos principais motivos que leva as famosas dores. Isso ocorre, geralmente por falta de força suficiente nos músculos responsáveis por fazer a sustentação da coluna. Muitas pessoas, inclusive, deixam de praticar atividade física com medo de como irão se sentir depois.
O treinamento funcional pode ser ideal, pois ele ajuda a criar o hábito natural da correção postural e fortalece os músculos que auxiliam na sustentação da coluna, sem exigir mais do que o necessário.
Mas, vale lembrar que é preciso o acompanhamento de um profissional especializado para garantir que os resultados se alinhem com as expectativas.
2. Trabalha todos os músculos do corpo de uma só vez
Outra grande vantagem do treinamento funcional é que ele, diferente de outras práticas, trabalha e define todo o corpo de uma só vez. Isso ocorre, pois os exercícios que o compõem exigem um esforço conjunto de todas as regiões do corpo simultaneamente.
O treinamento, dessa forma, se torna mais dinâmico e interessante principalmente para aquelas pessoas que não curtem exercícios repetitivos. Além disso, esse tipo de treino consegue ativar mais fibras musculares do que a musculação, preparando o corpo para uma maior diversidade de movimentos.
Especialistas dizem que, quanto ao fortalecimento muscular, é possível sim ter resultados semelhantes ao da musculação, só depende da estratégia que será utilizada. Assim como em outros modelos de treino, as atividades no treinamento funcional são escolhidas de acordo com a necessidade de cada cliente.
Porém, a diferença aqui é que mesmo que você escolha focar nos músculos do bumbum, por exemplo, terá outras partes do corpo também beneficiadas.
3. Aumenta a capacidade cardiorrespiratória
O treinamento funcional não serve apenas para definir e fortalecer os músculos, ele também é uma ótima ferramenta para aprimorar as funções cardiorrespiratórias.
Exercícios aeróbicos, como saltos, aceleram e estimulam a respiração e os batimentos cardíacos, mediante a intensidade com que são executados.
Feito da forma correta, eles podem:
4. Ajuda no combate da ansiedade, depressão e estresse
As oportunidades e atributos da vida moderna trouxeram também diversas consequências, não só para a saúde física, mas também a mental. O estresse tem sido a ponta da lança que tem desencadeado cada vez mais doenças como a ansiedade e a depressão.
Pesquisas já demonstraram que a prática de exercícios moderados surte efeitos incríveis no alívio e combate dessas doenças. Nosso corpo é uma verdadeira farmácia ambulante e quando aprendemos a usá-lo da maneira correta, somos capazes de ter resultados que podem nos surpreender.
Diante disso, o treinamento funcional se torna o aliado perfeito para estimular a produção hormônios que ajudam o corpo a manter a saúde mental. Alguns desses hormônios são:
Destacamos apenas alguns benefícios do treinamento funcional, mas existem diversos outros diretos e indiretos que tornariam essa lista bastante extensa, como:
Se você busca um modelo de atividade física dinâmico e diferenciado, mas não tem paciência para manter uma rotina de exercícios repetitivos e localizados, com foco em crescimento muscular, então vale a pena apostar no Treinamento Funcional.
Caso você tenha interesse ou curiosidade em conhecer um pouco mais o que esse método de treinamento pode fazer por você, te convidamos a conhecer um pouquinho do nosso trabalho aqui na academia.